terça-feira, 28 de agosto de 2007

Evangelização: Como fica a pregação por culto virtual?

O pastor é modelo de exemplo de palavra e de atitudes


Cristãos na Grã-Bretanha criaram um site na internet com culto virtual e oração on line. A idéia da pregação na Web provoca muita polêmica, por eliminar a figura física do pastor e da igreja. Para discutir este assunto, o Portal Melodia entrevistou o pastor Edson José de Oliveira, da Assembléia de Deus Ministério Vida com Cristo, de São João de Meriti.

Portal Melodia – A igreja on-line alcança os fiéis do mesmo modo que o culto normal?
Pastor Edson - O culto na internet pode alcançar uma pessoa. A fé, o Espírito Santo pode alcançar uma pessoa das mais diversas formas, mas a verdadeira comunhão está no relacionamento está entre os fies comungando juntos na igreja. Manter uma comunhão na internet é impossível.

Portal Melodia - A tecnologia alcança muitas áreas, mas na igreja ela é bem-vinda?
Pastor Edson - Ela está sendo bem-vinda, se soubermos lidar com ela. Porque a pessoa que aceitou Jesus Cristo pela fé tem que ter o equilíbrio e pedir a Deus a sabedoria para lidar com a tecnologia. Porque a partir do momento que a pessoa não tomar estes cuidados, a luz dos ensinamentos e princípios bíblicos, a tecnologia pode ser um perigo.

Portal Melodia - De que modo à tecnologia pode ser um perigo?
Pastor Edson - A pessoa pode ser influenciada pelo que vê e ouve. O ser humano tem uma tendência natural de se adaptar as coisas que são boas para ele. A bíblia e a fé fazem o contrário, nos ensina o que nós nos negamos. Se não tivermos cuidado, nós vamos acabar nos moldando ao que bom e favorável para gente. Nem tudo que vimos e ouvimos, que é "bom para gente", está dentro de um principio bíblico.

Portal Melodia - Qual é o risco da palavra e culto on line?
Pastor Edson - O risco maior é que não temos um referencial da pessoa. Quando o pastor está diante de um público, a vida deste pastor é vista, lida, acompanhada. Muitas vezes estamos diante de uma palavra boa, mas não sabemos quem é a pessoa: quem ela é? Que tipo de vida ela leva? O pastor é modelo de exemplo de palavra e de atitudes. Ao mesmo tempo não temos como aconselhar a pessoa pela internet, não tem como acompanhar a vida do fiel .....são riscos que, na verdade, corremos na internet. A pessoa não pode fazer da internet uma regra para servir a Deus e seguir o evangelho.


Crédito: Tatiana Cioni Couto
Fonte:
Portal Melodia

Nenhum comentário: