terça-feira, 28 de agosto de 2007

Entendendo a alma

O que acontece com a alma quando a gente morre? Qual é o limiar entre a saudade e o culto aos mortos? As almas dos salvos ficam no descanso em situação de igualdade? Estas preciosas questões são respondidas pelo Pastor Edson de Oliveira, da Assembléia de Deus – Ministério de Cristo, São João de Meriti no Rio de Janeiro, em exclusividade ao Portal Melodia. Leia e edifique-se.

Portal Melodia - Há uma diferença entre a alma do salvo e do não salvo?

Pastor Edson – A palavra de Deus nos adverte sobre isto e é a razão pelo qual inclusive vem o ato de fé. Porque pela fé eu creio nisto. Se eu não desse crédito a Palavra de Deus estaria convivendo como muitos, pensando que estaria indo para o céu e que a salvação dependia de atitudes minhas, mas a fé nos adverte pela própria palavra de Deus: Salvos, eternidade com Cristo no céu. Não salvos, eternidade no inferno (a principio) e logo depois lago de fogo. Eu vivo por esta fé e a igreja também, razão pela qual nós propormos a servir a Deus e ao evangelho, para alcançar o objetivo do céu. O destino da alma do salvo é o céu. Alguns dizem: Mas nunca alguém veio dizer isto, ninguém veio dar esta resposta. O ser humano tem a tendência de viver em função do que ele está vendo naquele momento, então ele faz as mais variadas interpretações (aceitações ou não). Por isto que fé é fé. Segundo Hebreus, a gente vive em função daquilo que não vê. Eu creio na salvação da alma. Eu creio no destino da alma: céu ou inferno. A bíblia me revela o seguinte: Para que eu chegue ao céu, Jesus Cristo é o caminho. Então vivo porque creio nisto. A igreja do Senhor vive porque crê nisto. Existe um tempo determinado por Deus, não sabemos quando, em que os salvos estarão juntos no céu e que infelizmente os que não dão crédito a Palavra de Deus estarão também na eternidade do sofrimento. A visão humanista fala que Deus não iria jogar ninguém no inferno e para outros o inferno não existe. Este tipo de visão faz com a pessoa se incline a não crer. Se eu não crer, vou querer o céu da minha maneira: sem conversão, sem obediência a Palavra de Deus. A maioria das pessoas vive assim, mas fica na dúvida. Lá no intimo de cada um existe um temor: tem inferno, tem céu? Mas para o inferno, eu não quero ir. Quer ir para o céu, mas não quer se sujeitar a Palavra de Deus. A fé é fundamental para estabelecer esta questão real na vida da pessoa e impor esta responsabilidade. Você tem seus objetivos como uma profissional, sabe que tem vencer certos limites para poder alcançar seus objetivos. Você sabe que tem fazer alguns sacrifícios para chegar à sua meta. Esta é a visão humana. Se eu quero alcançar uma posição, se eu não me colocar diante deste processo com determinação, eu não vou conseguir. Mas os mais ousados querem mais. Eu vejo a igreja como ousada, ela crê, vive e determina, porque ela sabe que esta diferença quem fez não foi o homem e é bíblia. Paulo em certa ocasião diz assim: Uma coisa eu faço, não que eu tenha conseguido, eu prossigo para o alvo. Esta é a determinação: é o que fé vai nos impor e trazer.
Eu creio plenamente que não tem para onde correr. Tem gente que pensa que o crente tem mania de achar que está salvo. É um pensamento humano. O crente tem que ter convicção que a salvação existe através de Cristo e tem que tomar cuidado, porque não basta apenas levantar a mão e dizer que é membro na igreja e perder a salvação porque está escrito na bíblia. Outros que dizem que a salvação não se perde. Eu vejo na bíblia que a pessoa perde a salvação.

Portal Melodia – Porque algumas pessoas acreditam em reencarnação?
Pastor Edson – Falta de conhecimento bíblico. Pedro quando escreve na sua segunda carta do capítulo primeiro nos dois últimos versículos 20 e 21, diz que nenhuma profecia da Palavra de Deus é de particular interpretação, mas toda profecia foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. Se foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus, ele não está na vida daquele que não crê. O Espírito Santo de Deus é fruto de uma condição de fé. Ele só vem na minha vida se eu crer que Cristo vem para ser meu Salvador. Mas às vezes é mais fácil crer na reencarnação, porque a pessoa assim retém a esperança e pensa: Vou, mas volto e posso consertar aqui e ali. Tem pessoas que mantém este sonho que é maligno e diabólico, porque está dentro de concepção humana, e toda sabedoria humana é diabólica segundo a bíblia. É diabólica porque o adversário se utiliza daquilo.

Portal Melodia – Como o cristão deve lembrar seus mortos?
Pastor Edson – Deve lembrar com muita alegria, do período em que viveram juntos. Os salvos com maior alegria ainda, aqueles que deixaram testemunhos e estão salvos e há alegria do reencontro, de uma vida eterna com Deus e em parte dentro da visão humana com tristeza daqueles que foram sem a salvação, porque nunca mais vão se encontrar, são caminhos diversos. Fazer todo o possível para lembrar dos momentos bons, felizes, alegres e das boas recordações. Eu creio que é a forma que o servo de Deus deve fazer. Primeiro porque não pode se martirizar, se a pessoa foi para o inferno ou não. Morreu, fechou todo um propósito.

Portal Melodia – Como pregar para as pessoas que acreditam que os entes queridos mortos os protegem?
Pastor Edson – Eu tenho que fazer todo possível para fazê-lo entender que a Palavra de Deus é a fonte verdadeira de todo entendimento. Hebreus 9:27 diz que aos homens compete morrer apenas uma vez e depois segue-se o juízo. A própria palavra diz que aos salvos mortos, ressuscitarão primeiro e o resto continuará na inércia. Nós vivos seremos arrebatados. Tem que fazer entender que todo processo utilizado dentro do campo espiritual distorcido da visão de Deus (que diz que morto vem ou fala) que isto é engano do adversário, uma forma de prender pessoas. Na época que vivi fora do evangelho, já até fui a um lugar para ver morto falar. Todos vão com curiosidade de ouvir o morto falar. É falta de conhecimento.

Portal Melodia – Qual é o trecho bíblico que você citaria sobre salvação?
Pastor Edson – O trecho bíblico é João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” . Crer em Cristo é o ponto inicial de todas as coisas. Quando Deus vê a sinceridade no coração e vem o Espírito Santo de Deus, para que o novo contexto de vida espiritual seja implantado na pessoa.


Tatiana Cioni e Karla Lopes
Fonte:
Portal Melodia

2 comentários:

Anônimo disse...

CARA LI SUAS IDÉIAS E NÃO GOSTEI NEM UM POUCO, VCS EVANGELICOS ENDEUSA MUITO SUAS E IGREJAS...

E PEDEM MUITO DINHEIRO PARA AS PESSOAS....

PORTANTO NÃO CONFIO EM VCS...

NÃO PODE ESTÁ CERTO ALGUÉM QUE NÃO ACREDITA NA ESPIRITUALIDADE, POIS VC É UM ESPÍRITO.... OU VC É FEITO DE BARRO?

É FEIO FICAR ALIENANDO PESSOAS....

Unknown disse...

Concordo, com Tudo, satanas fica furioso com esse blog.