segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Heróis Anônimos

Por: Pr. Marco Feliciano D.D
Heróis são pessoas que se destacam por sua coragem, salvando ou representando alguém. São pessoas admiradas, honradas pela sociedade, reconhecidas, são tidas como modelos a serem seguidos pelos demais indivíduos.
No Brasil são exemplos de heróis os quatro jovens
paulistanos Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo que morreram em 23 de maio de 1932 pelos ideais da Revolução constitucionalista. Suas mortes levam à união de diversos setores da sociedade paulista em torno do movimento de constitucionalização. Movimento este que reafirmou a democracia no Brasil e deu ao Pais uma constituição.
Getulio Vargas, o chamado pai dos pobres, foi criador dos seguintes órgãos: O Ministério da Aeronáutica, o CNP {Conselho Nacional do Petróleo) que depois daria origem à
Petrobrás em 1953.Foram criadas ainda a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco e a Fábrica Nacional de Motores (FNM), dentre outros.Editou o Código Penal e o Código de Processo Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todos até hoje em vigor.
Getúlio criou a carteira de trabalho, a Justiça do Trabalho, o
salário mínimo, a estabilidade do emprego depois de dez anos de serviço (revogada em 1965} e o descanso semanal remunerado.Getulio Vargas regulamentou o trabalho dos menores de idade, da mulher e o trabalho noturno. Fixou a jornada de trabalho em oito horas diárias de serviço e ampliou o direito à aposentadoria a todos os trabalhadores urbanos.foi um herói, que dedicou sua existencia a solucionar os problemas do Brasil, sua herança politica é disputada até hoje por partidos politicos.
No mundo os soldados das guerras: Vietnã, 1º e 2º guerra mundial, guerra do Golfo são heróis, pessoas admiradas pela sua coragem e patriotismo.

Heróis do Cristianismo
:
Enoque. Gênesis 5:24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Quem não admira um homem que andou tanto com Deus a ponto de Deus o tomar para si? Quem não o tem como modelo de fé e conduta?
Estevão o primeiro mártir do Cristianismo, Atos 7:55-56 - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Estevão se tornou um herói da fé, afinal deu sua vida pela causa do evangelho e na hora da morte ainda falava de cristo, outros heróis mártir são: Pedro,que morreu Crucificado,Paulo, que morreu decapitado,Tiago que morreu Furado, e João batista que foi decapitado por falar a verdade.
Muitos desses heróis foram idolatrados, ganharam igrejas foram beatificados, ganharam imagens e monumentos em sua memória, alguns ganharam dias comemorativos com festas e cerimônias de honra.
Há também os heróis por profissão: os jogadores das seleções, artistas, estão sempre a ganhar medalhas e troféus de reconhecimento, são aclamados pelos seus feitos, valorizados por eles, conquistam bom salários, valor publicitário etc. Porém, alguns heróis só são reconhecidos após sua morte! Geralmente seus atos heróicos estão relacionados com a morte deles ou de alguém! Os homens buscam nos heróis segurança e identificação.

Heróis anônimos

Há também os heróis anônimos, que realizaram grandes feitos, mas ninguém sabe sequer seus nomes, não recebem reconhecimento, nem gratificações por seus feitos aqui na terra. Na bíblia Sagrada encontramos :

Uma Jumenta em Números 22:23-33, Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado. Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.
Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim: Porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida.
Um grande peixe em Jonas 1:17 - Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. O peixe que transportou Jonas, e permitiu que uma cidade fosse salva da destruição.
Em Marcos 2:3 - E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.Heróis que levaram um paralítico até o local de sua cura, sem medir esforços, sem olhar para as dificuldades.
Uma pobre viúva, Marcos 12:42-44. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
Um rapaz que tinha pão e peixe, João 6:9 - Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? Com estes poucos pães e peixes entregues na mão do Mestre possibilitou que uma multidão fosse alimentada.
Uma menina, escrava de guerra, mas livre de espírito II Reis 5:2 - E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Com seu testemunho verbal ela possibilitou que Naamã fosse curado de sua lepra.
Os quatro leprosos, corajosos foi o exército que Deus precisou para derrotar os Sírios. II Reis 7:3 - E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

Um comentário:

carmo4115@gmail.com disse...

Direpente veio está preciosa postagem saltando a meus olhos. I quando li... Glorifiquei. Q Eloquência,que narrativa rica em detalhes. Nunca dei o valor devido ao Peixe que engoliu Jonas. Ou a jumenta injustiçada por balaao. Estou impactada,senti Deus ao ler. I agora vou orar por ti profeta. Mensageiro de Deus. Eu sou um anônimo com muito orgulho. Deus mim chama pelo nome. Isso basta. Bgda. Pr. Amo vc e suas mensagem cheias de sabedoria e unção. Deus o recompense. Nunca desvie de sua santa vdd. Quero ti vê lá no céu. Amém. Parabéns aos responsáveis por este Blogpost.